NOTAS TÉCNICOS MILHO: Estimativa do potencial de rendimento

A importância do cálculo da produtividade do milho é de vital importância para uma boa colheita. Recomendamos que você leve em consideração as seguintes diretrizes para otimizar seus resultados.

Método de Componentes de Rendimento

Para estimar o potencial de rendimento do milho, os seguintes cálculos devem ser feitos:

1. NÚMERO DE MILHOS POR HECTARE.

É determinado pela contagem do número de orelhas em uma superfície. Uma separação entre linhas de 75 cm e 13,3 m de comprimento linear, o que equivale a 10 m² (área mínimo a ser considerado). O número de espigas em 13,3 metros lineares x 1.000 = número de espigas por hectare. Quantos Quanto maior o número de contagens, mais rigorosa será a estimativa de rendimento.

Conselho: Para outras distâncias entre linhas, o conselho mede ap1 divida 1 pela distância entre as linhas (em cm) e depois multiplique esse resultado vezes 1.000 para saber o comprimento em metros lineares a serem contados (por exemplo, [1/55] x 1.000 = 18,2 m).

 

2. NÚMERO DE GRÃOS POR ESPIGA.

Conte o número de linhas em cada espiga e o número de grãos em cada linha. o não. grãos finais por espiga é calculado multiplicando o número de linhas pelo número de grãos dentro de cada linha.

Conselho: não conte grãos abortados ou os grãos na ponta da espiga; medida 2 na contar apenas os grãos encontrado em anéis completos ao redor da espiga Se o número de grãos é desigual entre as linhas de um cob, estime um valor médio para o número de grãos por linha.

 

3. NÚMERO DE GRÃOS POR HECTARE E PESO DE MIL GRÃOS (PMG)

Por sua vez, o peso de mil grãos (PMG) será definido com mais precisão na maturidade. Até então, é melhor estimar um intervalo para esse peso de mil grãos dependendo das expectativas que se tem, até que o milho chegue à colheita.

Os valores comuns são os seguintes:

  • De 339 a 317 gr: excelentes condições.
  • De 298 a 282 gr: a média.
  • De 269 a 241 gr: más condições.

Quer saber mais?

Nesta Nota Técnica você pode ampliar as informações e encontrar outros temas de interesse como:

  • Treinamento de rendimento e sua fórmula.
  • Exemplos dos métodos.
  • Novas tecnologias para estimar a produtividade do milho.

Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sem comentários